Rio Branco – AC
Monitoramos as ocorrências de rios voadores em Rio Branco desde janeiro de 2012. Graças a uma parceria com o CPTEC, disponibilizamos aqui os mapas das trajetórias dos rios voadores que chegam (linha branca) e partem (linha verde) desta cidade.
Além disso, apresentamos o Balanço Hídrico de Rio Branco, como também de outras cidades monitoradas. Explicações sobre como entender essas imagens podem ser encontradas na página específica para o Brasil todo: Balanço Hídrico Atmosférico. Vale ressaltar que esse balanço não depende da ocorrência de algum rio voador, porém sofre influência da ação da mesma.
Histórico das ocorrências de rios voadores: 2012-2015
A ocorrência do fenômeno em Rio Branco é quase diária, devido à sua localização em plena Floresta Amazônica no roteiro preciso do transporte de umidade vindo quase sempre do leste, lés-nordeste ou lés-sudeste. Em 2014, foram registrados 355 rios voadores e, em 2015, foram 361. Temos arquivadas todas as imagens desde 2012, caso houver interesse em consultá-las.
Interpretação os mapas
Às 00h GMT na data indicada nos mapas arquivados nas galerias, foi detectado que essa localidade esteve sob influência de umidade amazônica proveniente da vertente indicada pela trajetória branca nos sete dias antecedendo a chegada na cidade. A trajetória verde é uma previsão calculada por computador mostrando por onde a massa de ar poderá transitar nos sete dias seguintes. Esta trajetória é calculada por modelo numérico e sujeita a alterações.