Biologia
Na natureza, as bactérias desempenham papéis extremamente importantes para o equilíbrio do planeta. Bactérias são as formas de vida mais antigas na Terra, existindo fósseis de bactérias azuis (as cianobactérias) datados de mais de 3 bilhões de anos. As bactérias podem ser encontradas em TODOS os lugares: no ar, solos, águas, além de plantas e animais, incluindo o corpo humano. As bactérias estão presentes desde lugares originais e paradisíacos (florestas, mares, praias, etc) até os ambientes mais longínquos e extremos, indo de fontes de águas quentes (no solo ou no fundo dos oceanos) a lagos super congelados na Antártica. As bactérias existem normalmente nos ambientes aquáticos, como os rios e lagos visitados pelo projeto “Brasil das Águas”.
Uma gota de água ou um grama de solo podem conter mais do que um milhão de células de bactérias, além de outros microorganismos como fungos, protozoários, e algas. Como exemplo bem próximo, na boca humana existem cerca de 500 espécies conhecidas de bactérias!
Tempo aproximado de duração de alguns materiais no meio ambiente:
Papel: 2 a 4 semanas
Pano: 6 meses a 1 ano
Filtro de cigarro: 2 anos
Chiclete: 5 anos
Madeira pintada: 13 anos
Nylon: 30 a 40 anos
Metal: mais de 100 anos
Plástico: 450 anos
Vidro e borracha: indeterminado
Lembre-se de jogar sempre o seu lixo, no lixo. Os rios não são lixeiras!
O saneamento básico pode prevenir diversas doenças, mas cerca de um terço da população mundial (mais de 2 milhões de pessoas) não têm acesso a este serviço. Veja em Água alguns exemplos de doenças com transmissão associada à água.
Você sabe o que significa pH?
É o potencial hidrogênio, ou hidrogeniônico, de uma solução. Definido pelo logaritmo negativo da concentração do íon hidrogênio em uma solução, o pH caracteriza uma substância como ácida (pH entre 0 e 6), neutra (ph=7) ou básica (pH entre 8 e 14).
Veja alguns valores de pH:
Suco de limão: 2,2-2,4
Água com gás: 3,5
Tomate: 4,3
Queijo: 4,8-6,4
Café: 5,0
Saliva humana: 6,3-6,9
Leite de vaca: 6,6-6,9
Sangue humano: 7,3-7,5
Lágrima: 7,4
Água do mar: 8,0
Sabonete: 10
Os valores de pH, geralmente encontrados nas águas doces, variam entre 6 e 9.
Fonte: Peruzzo, T.M & Canto, E.L. (1996). Química: na abordagem do
cotidiano. Editora Moderna, São Paulo.