As Pesquisas
As pesquisas realizadas pelo Projeto Rios Voadores entre 2007-2009, e novamente em 2010-2012, foram inspiradas nos conhecimentos de vários cientistas e pesquisadores que trabalharam durante anos estudando e se especializando sobre o fenômeno dos rios voadores e o transporte de vapor de água no Brasil. Seguindo a orientação destes cientistas – Prof. Dr. Enéas Salati, Dr. Antonio Nobre, Dr Pedro Dias, Dr Marcelo Moreira entre outros -, o projeto concretizou a coleta de amostras de vapor da água na atmosfera em várias partes do Brasil utilizando um pequeno monomotor pilotado por Gérard Moss.
A partir de 2010, além da análise isotópica das amostras realizada nos laboratórios do CENA, Piracicaba, houve um trabalho levado a cabo junto com uma equipe climatológica do CPTEC, para uma interpretação mais abrangente dos dados. Em alguns casos, foi possível usar os resultados das análises isotópicas para validar dados climatológicos conseguidos através de modelagens. A análise isotópica visa determinar uma assinatura isotópica através do fracionamento de O18/deutério, que ajuda a identificar a origem desta água: da evaporação direta do oceano, da transpiração da floresta amazônica ou da evaporação do Pantanal, por exemplo.
Com isso, o que queremos examinar não era apenas a interação dos ventos, da umidade e da chuva em certo dia, em certo local, mas ter uma visão mais global e mais fácil de ser compreendida pelo público. Quanto foi a quantidade de água precipitável em cima de tal cidade com a passagem de um rio voador, por exemplo?
A parceria com o CPTEC/INPE gerou novos produtos meteorológicos que disponibilizamos em tempo real no site do projeto com a finalidade de tornar a presença de um rio voador acima de uma das cidades selecionadas mais “visível” ao público em geral.
A partir de 2010, quando começou a segunda fase do projeto, além das pesquisas houve um novo foco de prioridades: a educação ambiental. Além de oficinas de capacitação para professores das redes públicas de ensino, o projeto levou para algumas cidades pré-selecionadas uma exposição sobre o tema dos rios voadores para atrair o público em geral. Para saber mais sobre o programa educacional do projeto, clique em Educacional, ou Oficinas para Professores.
Para saber mais sobre a coleta das amostras no ar, leia Metodologia
Veja abaixo imagens que mostram o equipamento da pesquisa e como é instalado a bordo do avião: