Equipe Científica
A equipe científica da fase 2010-2012 do projeto trabalhou em duas frentes unidas: a das análises isotópicas, centralizadas no CENA, Piracicaba – SP, e a da climatologia, baseada no CPTEC, em Cachoeira Paulista, SP. Desde os meados de 2012, o projeto se restringe às ações educacionais de conscientização, e conta com a colaboração do CPTEC no fornecimento dos dados disponibilizados nos links dos Mapas Meteorológicos, uma importante ferramenta que permite ao público em geral ver e acompanhar as trajetórias dos rios voadores.
ANÁLISES ISOTÓPICAS
Prof. Dr. Enéas Salati
Professor Titular de Física e Meteorologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. Foi Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA, do Instituto de Física e Química de São Carlos (USP) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura-CENA (USP/CNEN). Orientador de inúmeras teses de mestrado e doutorado. Membro de instituições científicas, foi agraciado com a Medalha do Mérito Científico Brasileiro.
Foi o principal pesquisador responsável pela descrição do ciclo da água da Amazônia brasileira – base para todo o conhecimento hidrológico da região. Vem desenvolvendo estudos sobre emissões de gases de efeito estufa e suas consequências no território brasileiro. Trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, onde foi responsável por organizar seus programas de meio ambiente, incluindo as preocupações com o efeito das mudanças climáticas globais nos projetos financiados por aquela instituição. Foi, também, consultor do Banco Mundial. Desenvolveu estudos sobre os impactos das mudanças climáticas globais sobre os recursos hídricos no território brasileiro, numa escala de 50 Km x 50 Km dentro do Projeto “Economics of Climate Change in Brazil”. As variações das disponibilidades hídricas em decorrência das mudanças climáticas demonstraram ser variáveis dentro do Brasil e deverão influenciar as atividades agropecuárias e a estabilidade dos ecossistemas naturais. Desenvolveu e publicou mais de 150 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais relativos a problemas ambientais, recursos hídricos e impactos no clima por atividades humanas, com ênfase no desmatamento da Amazônia, nas mudanças climáticas globais e no Nordeste brasileiro semiárido. Entre os documentos publicados destacam-se os estudos específicos sobre balanço hídrico em bacias hidrográficas; os impactos das atividades humanas na estabilidade Qualitativa e Quantitativa dos recursos hídricos das mesmas; e a recuperação da qualidade dos recursos hídricos por diversas tecnologias, incluindo o uso de plantas aquáticas e de solos filtrantes.
Prof. Dr. Marcelo Zacharias Moreira
Graduado em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (1983), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Biologia – University of Miami (1998). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Uso de isótopos estáveis para estudo do meio ambiente, Relações hídricas no sistema solo-planta-atmosfera, e Espectrometria de massas de razão isotópica para os elementos leves.
Geraldo de Arruda Jr
Técnico de Laboratório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Especialidades: coleta e preparo de amostras sólidas (solos, plantas e outros) para análise isotópica de Carbono 13, Nitrogênio 15; coleta e preparo de amostras de água e vapor d’água para análise isotópica de Oxigênio 18 e Deutério; operador de Espectrômetros de massas e Espectroscópio a Laser (DLT-100) para análises isotópicas. Na fase 2010-2012 do projeto, Geraldo também acompanha Gérard Moss nos voos de coleta pelo Brasil afora.
CLIMATOLOGIA
Prof. Dr. Antonio Donato Nobre
Engenheiro Agrônomo, mestre em Biologia Tropical (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e PhD em Earth System Sciences (Biogeochemistry) pela University of New Hampshire. Atualmente, é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possui experiência na área de Ecologia e Geociências, com ênfase em Biogeoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução da vida na terra, ecologia de florestas, ciclo do carbono, efeito estufa, relações biosfera-atmosfera, hidrologia, clima e mudanças globais. É membro dos Comitês Científicos Superiores do Global Carbon Project (IGBP-GCP), do Global Canopy Program (GCP-WFO) e do Experimento de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), além de participar no Terrestrial Carbon Observations Panel (GTOS-TCO). Atua, por fim, em variados tópicos na agenda de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.
Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias
Bacharel em Matemática Aplicada (Univ. de São Paulo/USP em 1974), mestre e PhD em Ciências Atmosféricas na Colorado State University (1977 e 1979, respectivamente).
Professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas IAG/USP desde 1975. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu a Ordem do Mérito Científico – Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em 2002. Foi pesquisador visitante no NCAR e do NCEP nos EUA e pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE entre 1988 e 1990 onde foi Chefe do CPTEC. Membro do Grupo I do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC (1993-1996 e 2004-2007). Presidente da SBMET entre 1992 e 1994, também foi Diretor Científico entre 2006 e 2008. Coordenou a área de Ciências Ambientais do IEA/USP de 1996 a 2008 e coordenou o Laboratório MASTER/IAG/USP. Atualmente, é Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica do MCT. Publicou cerca de 115 trabalhos científicos em revistas arbitradas e capítulos de livros, principalmente internacionais, e aproximadamente 260 trabalhos completos em eventos nacionais e internacionais. Orientou 35 mestres e 24 doutores.
Prof. Dr. Demerval Soares Moreira
Possui graduação e mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Modelagem Atmosférica, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Numérica, Ciclo do Carbono, Aerossóis de Queimadas e Processos em Superfície.
Prof. Dr. José Roberto Rozante
Graduado em meteorologia pela Universidade de São Paulo (1995) , mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (2001) e doutorado em Meteorologia também pelo INPE (2008). Atualmente é Tecnologista do INPE. Tem experiência na área de modelagem numérica de mesoescala. Foi coordenador do grupo de implementação de modelos operacionais e chefe-substitudo da divisão de operação (DOP) do CPTEC/INPE.
Entre 2007 e 2012, o projeto contou com a colaboração das seguintes pessoas na equipe científica (em ordem alfabética e em períodos distintos), pela qual o projeto agradece:
Prof. Dr. Antonio Donato Nobre, Prof. Dr. Carlos Frederico de Angelis, Prof. Dr. David Mendes, Prof. Dr. Demerval Soares Moreira, Prof. Dr. Enéas Salati, Profa. Dra. Eneida Salati, Prof. Dr. Gustavo Escobar, Prof. Dr Jean-Pierre Ometto, Prof. Dr. José A. Marengo, Dr. José Marques, Prof. Dr. José Roberto Rozante, Prof. Dr. Marcelo Zacharias Moreira, Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias, Prof. Dr. Reynaldo Luiz Victoria. No equipe de apoio, havia Geraldo de Arruda Jr, Tatiana Campanhol e Laura Pereira de Melo.