Trajetórias no Brasil
Como se movimentam as massas de ar pelo país
No mapa abaixo, as linhas coloridas com as setinhas representam a trajetória percorrida por uma massa de ar durante as últimas 72 horas, até alcançar o número vermelho do mapa que indica uma localidade (o nome do lugar aparece ao passar o mouse em cima). Os pequenos pontos pretos dentro das linhas indicam cada período de 24 horas. Várias localidades podem ser escolhidas no menu lateral.
Os cálculos são feitos pelo super-computador do CPTEC/INPE de Cachoeira Paulista (SP), parceiro do projeto, e podem mostrar a ocorrência de rios voadores. Esse fenômeno fica caracterizado quando a trajetória da massa de ar passa em cima da floresta amazônica e se dirige para o sul ou para sudeste, indicando que uma massa de ar que passa sobre a Amazônia é deslocada pelo vento a longa distância. Essa massa de ar carrega o vapor de água emanante das árvores. A identificação da massa de ar no mapa abaixo é feita a uma altitude de 1.000 metros.
Já ao clicar no ‘Forward’ no menu lateral, é possível acompanhar o deslocamento previsto para essa massa de ar durante as próximas 72, 120 ou 168 horas, dependendo da opção escolhida.
Na janelinha da data, acima do mapa, você também pode acompanhar o histórico dos deslocamentos das massas de ar dos últimos 10 dias.