Objetivos
Entre 2007-2012, o Projeto Rios Voadores uniu ciência e educação, tendo com objetivo final formar um elo que facilite o repasse de conhecimentos e informações dos laboratórios de pesquisa para o público brasileiro. A partir dos meados de 2012 até hoje, o foco total do projeto tem sido as ações educacionais, com a capacitação de professores da rede de ensino pública sobre o fenômeno dos rios voadores.
Os objetivos das pesquisas incluíam:
– Através da análise isotópica das amostras coletadas por avião e enviadas aos laboratórios do CENA, procurar caracterizar a origem do vapor de água.
– Seguir e monitorar as trajetórias dos rios voadores, procurando entender as consequências do desmatamento e das queimadas na Amazônia sobre o balanço hídrico do país e sua participação no panorama das mudanças climáticas.
Os objetivos atuais do programa educacional do projeto, desde 2010, incluem:
– Divulgar para a população em geral a valiosa contribuição da Floresta Amazônica no abastecimento dos recursos hídricos brasileiros.
– Conscientizar e valorizar a preservação da Amazônia como essencial para as atividades econômicas do país (desde a agricultura até a indústria) como também para a qualidade de vida da população.
– Preparar professores das redes públicas de ensino em vários estados do Brasil com oficinas e material didático para a inclusão do tema em sala de aula.
– Traduzir conhecimentos científicos e meteorológicos em linguagem acessível a todos, para que possamos compartilhar informações valiosas sobre as origens da água que sai da torneira de casa, visando a proteção dos recursos hídricos.