A Ciência
Novembro de 2010
“A floresta não é simples consequência do clima, mas o atual equilíbrio do clima é modelado pela floresta.”
Prof. Enéas Salati.
Em quase tudo que diz respeito às nossas vidas, desde objetos domésticos a construções monumentais, desde crenças populares aos profundos conhecimentos da física, houve no passado a participação do trabalho intelectual ou físico de outras pessoas – pesquisadores, cientistas, engenheiros, inventores ou filósofos.
Os conhecimentos descobertos como resultado de anos de estudo e trabalho duro por parte de cientistas e pesquisadores brasileiros em várias partes do país tornaram o trabalho do Projeto Rios Voadores não só possível como também muito importante. Além de promover mais pesquisas, o projeto se dedicou especialmente ao desafio de levar esses conhecimentos valiosos até o público em geral através de palestras e exposições em shoppings. Porém, como o fenômeno dos rios voadores também depende da saúde da floresta amazônica, o foco foi especialmente educadores e professores pelo Brasil afora. São eles que, de certa forma, têm o nosso futuro em suas mãos.
O futuro climático da Amazônia – Prof. Antonio Nobre
O relatório retrata uma avaliação do futuro climático da Amazônia. Ele foi construído a partir de uma revisão e síntese da literatura Científica. O professor Antonio Donato Nobre, articulou as análises interpretativas das questões mais importantes relacionadas ao assunto. Ele traz um alerta sobre o potencial climático da grande floresta – fator critico para todas as sociedades humanas. Destaca a preocupação com a sua destruição devida o desmatamento e o fogo, e o que precisa ser feito para acabar imediatamente com tais acontecimentos. Confira no link abaixo:
http://www.ccst.inpe.br/wp-content/uploads/2014/10/Futuro-Climatico-da-Amazonia.pdf